domingo, 16 de agosto de 2015

O Marxismo pré-leninista: avaliação duma herança



 (uma leitura do MANIFESTO DO PARTIDO
COMUNISTA nos seus 150 anos)192


1. “Apesar das circunstâncias terem mudado muito no de­curso dos últimos 25 anos, os princípios gerais expostos neste Manifesto conservam ainda hoje a sua exac­tidão nas suas grandes linhas. Haveria que rever, aqui e ali, alguns detalhes. O pró­prio Manifesto explica que a aplicação dos princípios dependerá em todo o lado e sempre das circunstâncias históricas dadas, e que, por consequência, não há que atribuir im­portância demasia­da às medidas revolucionárias enumeradas no final do capítulo 2. Esta passagem seria hoje, em bastantes aspectos, redigida de forma diferente”, es­cre­vem Marx e Engels no prefácio que redigiram para a re­edição de 1872 do que conside­ram um “documento his­tórico que não nos atribuímos já o direito de alterar”193. Chama­ria a esta advertên­cia, que me parece digna de quem elaborou com tanta pujança a pri­meira grande ciência europeia da história, re­gra da historici­dade: a regra não-dogmática da articulação entre os “princípios teóricos” dessa ciência e as “circunstâncias” do mo­vimento históri­co que é o próprio domínio dessa ciência. Ora, a leitura dessas 10 me­didas (expropriação da propriedade fundiá­ria, imposto al­ta­mente progressivo, abolição da herança, centrali­zação do crédito nas mãos do Estado, etc.) mostra que não se tra­tava apenas de ‘detalhes’ e a questão pôr-se-nos-á, 150 anos, e já não apenas 25, após a sua enunciação, de saber até que ponto a distinção entre os “princípios teóricos” e as “medidas de aplicação” não depende também das “circunstâncias” do próprio movi­mento histórico: a teoria marxista não é ela também radicalmente histó­rica, não estará sujeita às revisões que ditarem as alterações das circunstâncias da sua enunciação?
2. Bem sei que é uma imensa questão e que, mais do que o tempo aqui, me falta a competência para poder tentar uma res­pos­ta cabal. De forma que me darei limi­tes drásticos: os da leitura apenas do texto do próprio Manifesto cuja publicação co­memora­mos e dos seus quatro prefácios, os de 72 e de 82 de Marx e de Engels, e os de 83 e de 90 de Engels apenas. Quanto aos limites de competência (lerei o Manifesto e os seus prefácios com alguma ingenuidade, sem conhecer a história das suas releitu­ras), modali­zarei estas re­flexões pelo condicional, pelo seu carácter de hipóte­ses de inter­pretação. E se se achar que, mesmo assim, há abuso, só me resta a justificação duma ne­cessidade intelectual que re­leva do meu próprio percurso.
3. Se estou aqui convosco a comemorar o Manifesto, é por me considerar seu herdeiro. Fui marxista entre os finais dos anos 60 e os dos anos 70, deixei de o ser na década de 80 quase sem dar por isso, porque o marxismo se me foi gastando, inade­quado às questões filosóficas que então me ocupavam (de filosofia da linguagem e de epistemologia da linguística), que não eram pri­mariamente questões de sociedade e de justiça social. E quando estas voltaram a tornar-se manifestas, evidentes, imensas e in­so­lúveis a curto e médio prazo – desde o desemprego estrutural e da flexibilidade do trabalho à impotência dos países africanos e outros –, aquando da implosão do comu­nismo soviético há uma dezena de anos, senti, como muitos outros, o incómodo do vazio de pensamento que o esgotamento do marxismo deixara. Se não sou já marxista (mas nunca fui leninista, nunca o consegui ler, devo a Althusser o encontro com o marxismo pré-leninista), não sou no entanto ex-marxista como muitos por aí – para quem ex-marxis­mo significa anti-marxismo –, e a avalia­ção crítica que aqui vou arris­car é justamente a tentativa de guardar dessa tão forte he­rança o que seja essencial para pensar o movimento histórico contemporâneo. Mas se comecei por invo­car o que chamei regra não-dogmática da historicidade, é porque procurarei ser um her­deiro crí­tico e impiedoso: a ‘beatice’ (ou dogmatis­mo) seria a de tudo querer guardar, com a consequência de para nada tal ser­vir. Os tempos que correm pedem, a quem trabalha nos domínios do pensamento filosófico e histórico, que se refaça o gesto essencial da modernidade, o de repensar e avaliar (seleccionar: reter, rejei­tar, reformular) todas as gran­des heran­ças do pensamento euro­peu: grega, hebraica e cristã, romana, iluminista, marxista, que sei eu. E desde já adianto que deste re­te­rei so­bre­maneira duas gran­des lições filosóficas, uma relativa ao pensa­mento histórico, outra às sociedades moder­nas. E seja qual for o interesse que esta mi­nha comunicação possa susci­tar junto de vós, quereria que sou­bessem que escrevê-la foi para mim um acto de saúde intelectual. Por isso quero agradecer, de antemão e do fundo do coração, o convite que me foi feito para estar aqui.

As grandes alterações históricas
4. Começarei por esboçar o quadro das grandes alterações históricas após o período de referência de 1848-1890. a) Marx e En­gels escreveram e pensaram no apogeu da primeira fase da re­vo­lução industrial, a que ocorreu desde o último quarto do sé­culo XVIII (em Inglaterra) até aos finais do século XIX, fase essa ca­racterizada pela máquina a vapor, o carvão, o ferro e a primeira química, primeira fase que multiplicou as fábricas, atravessou as paisagens das jo­vens na­ções modernas com os caminhos de ferro e os oceanos com os navios a vapor, criou um proletariado indus­trial como classe tra­balhadora (com algum paralelo com a escra­vatura, base da agri­cultura dos nobres guerreiros de outrora), instaurou o en­sino pri­mário obrigatório e desenvolveu o liceal e universitário para as elites burguesas. b) A segunda fase, desde o fi­nal do século XIX até aos três quartos do século XX, foi a da electricidade, dos motores eléctri­cos e de explosão, do aço, do betão, do petróleo e da química do plástico, do automóvel e do avião, fase que criou as grandes cida­des e seus prédios altamente concentrados do que se chama clas­ses médias, as quais saíram dos liceus generalizados a quase toda a popula­ção, classes dos empregados de escritório e de serviços, dos técni­cos de inú­meras especializações, fase essa que, depois de ter ali­geirado fortemente a dureza do trabalho operário nas fá­bricas, fez dimi­nuir o proletariado nos países mais indus­trializados, como na fase an­terior sucedera com os trabalhadores da agricultura, aligeirou também o trabalho fe­minino com os electrodomésticos, libertando as mulheres para os empregos ou­trora masculinos. c) A etapa actual está no seu início, caracteriza­da pela electrónica e pela in­ternet, pelo tratamento e circulação de ‘linguagens’, pelos robots e computadores que aliviam traba­lha­dores de todas as categorias dos trabalhos mais monótonos, mus­cula­res ou de es­crita e contas, mas também os expulsam para um desemprego crescente e fle­xibilizam e tornam inseguro o em­prego dos outros, destruindo uma boa parte das condições de tra­balho mais huma­nas conse­guidas pelos movimentos sociais histó­ricos dos trabalhadores durante a segunda fase da revolução in­dustrial.
5. Marx e Engels não conheceram pois nem a electricidade, nem o automóvel, nem o betão armado. A segunda fase da revo­lução industrial, por um lado, alterou muito fortemente as condi­ções e relações sociais nos países capitalistas, por outro, suscitou em países que estavam ainda sujeitos a relações feudais ou co­loniais o desejo dum desenvolvimento industrial acelerado. Esta duplicidade de situações, típica da 2ª fase da industrialização capitalista, parece-me permitir compreender a bifurcação es­sen­cial que co­nheceu o movimento histórico que se reclamava do marxismo: o leni­nismo foi a forma que, sem excepção, se implan­tou nos países atrasados, enquanto que, nos países mais adianta­dos, desde o iní­cio do século XX (à excepção dos países latinos de tradição predominantemente católica que são a França e a Itá­lia), foi o refor­mismo social-democrata (sindicatos e partidos) quem protagoni­zou a condução das lutas do movimento operário de que resulta­ram as seguranças sociais, as férias pagas, a me­lhoria substancial – inequívoca nesses países – do poder de com­pra e das condições dos trabalhadores assalariados. Do meu ponto de vista de herdei­ro, não devo perfilhar a priori nenhuma dessas duas correntes: a re­gra da historicidade diz-me que se tratará justamente de duas maneiras diferentes de articu­lar os “princípios teóricos” recebidos de Marx e Engels e as tão obvia­mente diferenciadas “circunstân­cias” do mo­vimento históri­co. A dificul­dade é que os próprios princípios teóricos fo­ram questio­nados pelo movimento social-democrata, a própria teoria consi­derada histórica e feita objecto de ‘revisão', donde o apelati­vo pejorativo de ‘revisionismo’ vindo dos leninistas, com o risco ine­rente de, ao menos em relação às diferenças de circunstâncias históricas, se­rem por sua vez acusa­dos de dogmatismo, de ceguei­ra à própria história. Quanto à 3ª e tão recente fase, a da electró­nica e da glo­balização acele­rada, ela liquidou o leninismo de forma inapelável e está ameaçando os ganhos históri­cos do mo­vimento reformista.

A descoberta deslumbrada da inteligência da história
6. O prefácio de 1883, o primeiro que Engels redigiu sozi­nho, contém apenas a declaração expressa de que “a ideia funda­mental e directora do Manifesto [...] pertence única e exclusiva­mente a Marx(id. p. 11). Essa “ideia-mestra” é assim resumida: “a produ­ção económica e a estrutura social que dela resulta ne­cessaria­mente formam, em cada época histórica, a base da histó­ria políti­ca e intelectual dessa época; por conse­quência (desde a dissolução da propriedade comum do solo dos tempos primitivos), toda a história foi uma história de lutas de classes, de lutas entre classes exploradas e classes exploradoras, entre classes domina­das e clas­ses dominantes, nas diferentes etapas do seu desenvol­vimento social; mas esta luta atingiu actualmente uma etapa onde a classe explorada e oprimida (o proletariado) já não se pode li­bertar da classe que a explora e oprime (a burguesia), sem liber­tar ao mesmo tempo e para sempre a sociedade inteira da explo­ração, da opressão e das lutas de classes” (ibid., sublinho o dog­matismo). Em nota posterior, Engels evoca como Marx lhe expôs claramente esta ideia quando se co­nheceram, em 1845.
7. Esta fidelidade à memória do amigo defunto ajuda-nos a re­constituir imagi­nariamente o deslumbramento do jovem filóso­fo hegeliano de vinte e poucos anos que rompe com a primeira grande filosofia europeia da história pelo deslocamento que opera do seu sistema, do campo centrado em torno do par su­jei­­­­­to / ob­jecto, para uma filosofia da história, das suas estru­turas e classes sociais. Este deslumbra­men­to é o de quem descobre a própria ló­gi­ca da história: é essa lógica desco­berta, até aí dissimulada, que ‘manifesta’ o primeiro capítulo do Mani­festo, onde não apare­cem as duas outras palavras do títu­lo do texto (nem ‘partido’ nem ‘comunista'), que abundam nos dois outros capí­tulos. Ora, o título desse primeiro capítulo, “Burgueses e Pro­letá­rios”, aos nossos olhos que o lêem 150 anos depois, inscreve-se ir­resistivelmente no contexto da primeira fase da revolução in­dus­trial, durante todo o século XIX, e sem dúvida que a própria pai­sagem urbana, extre­mando fortemente os bairros habitados pelas classes domi­nantes e pelas outras classes burguesas dos su­búr­bios miseráveis onde se alojava em péssimas condições o prole­tariado das novas fábri­cas que espalhavam nuvens de fumo ne­gro e odores quími­cos quase irrespiráveis, essa paisa­gem ajudava ‘visivelmen­te’ à ‘evi­dência’ intelectual do filósofo. O que o 1º capí­tulo do Manifes­to terá feito, em seguida, foi ter dado acesso a muitos operários e outros não-intelectuais, que vi­viam / viam esse urba­nismo exa­cer­bado de exclusão total de classes, ter-lhes dado acesso ao vis­lum­bre dessa lógica ‘científica’ da história. Quem não conheceu exce­lentes militantes operários convencidos da cientifi­cidade e inevi­tabili­dade do comunis­mo?
8. Mas seria estultícia que nos apressássemos a concluir, à maneira ex-marxista, sobre a ultrapassagem do marxismo pela própria lógica da 2ª fase da revolu­ção industrial e capitalista, que contrariou, nos factos históricos, as previsões do Ma­nifesto. Por um lado, porque a corrente social-democrata saída do marxismo não foi alheia a essa ultrapassagem, mas sobretudo porque a des­coberta de Marx vai além das alterações futuras e das suas previ­sões. E vai além da descoberta de Marx, indivíduo, o próprio Manifesto o assinala no início do seu 2º capítulo: “as concepções teóri­cas dos comunistas não repousam de forma nenhuma sobre ideias, princípios inventados ou descobertos por tal ou tal refor­mador do mundo” (idem, p. 38). Como se pode ver algum efeito de denegação, em sentido psicanalítico, nesta citação textual que ‘denega’ os seus próprios autores e, por outro lado, como 150 anos são passa­dos, recorrerei a uma outra citação recente, insuspeita porque dum filósofo, Jean-Luc Nancy, que nunca foi marxista e que es­creve em 1991, justamente em plena época da implosão soviética.
9. Eis. “Há [...] uma mudança geral, na época de ‘Marx', do regime do próprio pensamento, um deslocamento em profundi­dade da manei­ra como ‘pensamento’ e ‘realidade históri­ca’ se in­dexavam um na outra e na maneira como isso mesmo se dá a pensar. [...] O que faz com que ‘Marx’ seja talvez menos e mais do que um pen­sador: um acontecimento em que o pensamento se vê pers­pecti­vado de ou­tro lado. A praxis e o comum como o próprio as­sunto [de que se ocupa] o pensamento, e onde o pensa­mento se torna para si mesmo desconhecível.” E mais adiante: “O que se produz na época de Marx [...] é isto: que o ‘real’ se torne, expres­samente, o sujeito do pensa­mento, e não o seu objecto. Ou ainda: que o ‘real’ se ex­plicite enquanto ‘sujeito’ do pensamento. Quer dizer que o pen­samento toca num ponto em que tem que se re­tor­nar, ou se tor­cer sobre si mesmo, para exibir o que o faz pen­samento (e não apenas o que o ‘faz pensar') e que ‘ainda’ não é o ‘pensa­mento'. Do que ele exibe assim, tam­bém exibe, no mesmo gesto, a exte­rioridade e o ca­rác­ter de excesso sobre tudo o que ‘pensa­mento’ pode designar ou representar. Isto arrasta, a prazo, um certo nú­mero de transfor­mações do próprio pensamento do ‘su­jei­to': Niet­zsche, depois Freud, depois Heidegger, não estão longe de Marx. É talvez mesmo esta ‘proximidade’ (singular, segu­ra­mente) que te­mos ainda que aprender a captar”. E ainda: “O que aconte­ce, de Hegel à época de Marx, é que a efectividade dum ‘fora co­mum’ da filosofia (o ‘traba­lho’, a ‘indústria’, as ‘classes’, a ‘miséria’, os ‘povos’, o ‘mercado’, o ‘dinheiro’, as ‘forças, os ‘cor­pos’) faz-se valer como o lugar, como o sujeito e como a pra­xis do que Hegel chama ‘a ideia’ “(Nancy)194.
10. Não podendo detalhar o pensamento de Nancy, limitar-me-ei a sublinhar como ele diz o deslocamento filosófico de Hegel a Marx: do sujeito humano para o ‘real’ da história dos humanos. É este real histórico, acontecimento decisivo da histó­ria da filoso­fia europeia, que se pensa – sob forma de divulgação, como se diz – no texto do Manifesto. Esta, a primeira das duas li­ções marxistas que retenho hoje aqui. A segunda dará mais tra­ba­lho a dizer, uma vez que terá que ter em conta a regra da his­to­rici­dade aplicada ao conteúdo mesmo da ‘descoberta da lógica da história’ por Marx, terá que ter em conta o que, na continuação da história, desmentiu (ou não) essa lógi­ca. E se se achar que esta primeira li­ção é filosoficamente demasiado abstracta, ao me­nos dela algo se entenderá quanto ao meu propósito aqui: o que nos importa não é di­zer bem ou mal de Marx, contabilizar mais ou menos o que guardar dele, mas ter cri­térios para reter o que, deste desloca­mento ‘filosófico’ formidável, que outros pensa­dores levaram em outras direcções também, vale hoje ainda como pen­sa­mento. É uma imensa questão, pela qual vogam estes meus ensaios, como sei e posso.

Quatro críticas ao 1º capítulo do Manifesto
11. O 1º capítulo, o da manifestação da história – “a história de qualquer socie­dade até aos nossos dias não foi senão a história de lutas de classes” –, reparte-se grosso modo em duas metades, uma dedicada ao processo revolucionário da Burgue­sia triunfante, a outra à descrição do processo revolucionário do Proletariado por vir195. Pegarei em quatro pontos.
12. O argumento central (id. pp. 28-29), que faz a transição entre os dois qua­dros, baseia-se na analogia entre a violência da revolução burguesa, que quebrou as cadeias feudais que trava­vam o desen­volvimento das forças produtivas, e a história da in­dústria e do comércio que havia dezenas de anos que era a re­volta das forças produtivas modernas contra as relações de pro­dução ou regime burguês da propriedade. Exemplo: as crises co­merciais como epi­demia de sobreprodução, como desordem da sociedade burguesa que ameaça a existência da propriedade pri­vada. “Como é que a burguesia ultrapassa estas crises? Por um lado, des­truindo pela violência uma massa de forças produtivas; do outro conquistan­do novos mercados e explorando mais a fundo os anti­gos. Aonde é que isto chega? À preparação de crises mais gerais e mais formi­dáveis e a diminuir os meios de as prevenir”. 150 anos passados, é difícil de resistir à pres­ciência desta citação: as guer­ras terríveis deste século e o negócio das armas como destrui­ção, a conquista de novos mercados (hoje nada do íntimo das nossas casas pa­rece escapar ao mercado da chamada comuni­cação social) e as novas e permanentes crises. Mas a se­quência do argumento – a incapacidade de resistência do regime de pro­prie­dade burguês ao progresso das forças produtivas e a inevi­tabili­dade da vitória do prole­tariado (última frase do capítulo) – foi desmentida pela história.
13. O meu 2º ponto procura encontrar no próprio texto ra­zões para esse des­mentido, no contraste entre a evocação dos dois actores míti­cos da cena: “a sociedade divide-se em duas grandes classes dia­metralmente opostas” (id. p. 23). A Burguesia é descri­ta, desde a sua for­mação nos burgos medievais, como vencedora, tendo “jo­gado na história um papel eminentemente revolucioná­rio” (id. p. 24): “submeteu o campo à cidade, os países bárbaros aos civili­za­dos, subordinou os povos de campone­ses aos povos de burgue­ses, o Oriente ao Oci­dente”, “na sua domi­nação de classe ainda não se­cular, criou for­ças produtivas mais numerosas e co­lossais do que tinham feito todas as gerações pas­sadas em con­jun­to” (id. p. 27). Enquanto que, pelo contrário, o Prole­tariado é com­posto de ope­rários despojados de tudo, “obrigados a vende­rem-se dia a dia, são uma mercadoria”, “simples acessório da má­quina, a quem não se exige senão a operação mais simples, monó­tona, fácil de apren­der” (“o trabalho dos homens é su­plantado pelo das mu­lhe­res e das crianças”), “escravos da classe burguesa, do Estado bur­guês, [...] da máquina, do capataz, e sobretudo do burguês fa­bri­cante” (id. pp. 29-30). A sua força consistirá, não tanto nos triun­fos efé­me­ros em defesa dos seus salá­rios (exemplo com a lei das 10 ho­ras diá­rias na In­glaterra de 1847), mas na sua união polí­tica, numa luta nacional e interna­cional de classes que os mo­der­nos cami­nhos de ferro permitem. Os “elementos de edu­cação” vêm-lhe da burgue­sia: quando esta se alia com ele nas suas lutas con­tra ou­tros interesses, quando precipita no proleta­riado frac­ções inteiras da classe dominan­te, e enfim, “da mesma maneira que, outrora, uma parte da no­breza passou para a bur­guesia, também nos nossos dias uma parte da bur­guesia passa para o proletariado e, nomea­damente, essa parte dos ideólogos burgue­ses que se iça­ram até à inteligên­cia teórica do conjunto do movi­mento históri­co” (id. p 33), ou seja, os pró­prios Marx e En­gels. Sem educação, sem propriedade, sem família em sentido burguês, sem carácter nacional, sem leis, moral, reli­gião, “sem nada que sal­var que lhes pertença” (id. p 34), estão aptos para a revolução guiados pela “inteligência teórica do con­junto do movi­mento his­tórico”; o que esta não previu, es­sencialmente se tendo passado no século XX, foi que justamente um dos meios da bur­guesia para re­solver as suas crises de sobreprodução tenha sido ‘dar’ ao pro­letariado educação, ga­rantias de salários e de saúde, alguma pro­priedade, família e mo­ral, como condição da sua inte­gração nos novos mer­cados neces­sários para ultra­passar as crises, e que essa ‘doação’ tenha sido conse­guida pelas lutas operárias clas­sificadas de efémeras, conduzidas pelos seus sindi­ca­tos e par­tidos sociais-democratas, que essa maneira da inte­grar o proleta­riado e este modo de conseguir aquilo de que o Manifes­to consta­tava a carên­cia gritan­te viesse de uma outra “inteligência teórica do conjunto do movi­mento histórico”, a de Keynes. O fresco da tão nítida oposição Bur­gueses / Proletários foi perdendo nitidez.
14. O 3º ponto da minha indagação diz respeito ao lugar cu­rioso que o Mani­festo dá à máquina na sua composição teórica. Por um lado, tem um lugar revolucio­nário inequívoco: “os merca­dos alargavam-se sem cessar: a procura crescia sempre. A manu­factura, por sua vez, torna-se insuficiente. Então o vapor e a má­quina revolucio­naram a produção industrial” (id. p 23). Mas por outro lado, creio que em nenhuma vez ela se liga expressamente ao conceito decisivo de “forças produtivas”, da mesma maneira que não é nunca expressamente colocada como ‘invenção’ da bur­gue­sia revo­lucionária, e ainda que é ignorado o papel crucial do en­genheiro e da ciência (e isso vai porventura além do Manifesto, julgo ser lacuna da teoria marxista, quiçá porque pouco vi­sível no século XIX, apesar de que já em 1776 o engenheiro Watt se aliara ao capi­talista Boulton para fabricar as máquinas a vapor da sua in­venção). Se a máquina, elemento revolucionário, não per­tence à burguesia revolucionária, poder-se-ia pensar que seria no sentido de lhe reservar a possibilidade de estar do lado do prole­tariado, adentro juntamente das “forças produtivas”. Mas não é isso que parece se passar no Manifesto: já indiquei acima como o operário é um acessório e um escravo da máqui­na; na 1ª fase da sua luta contra a burguesia, o proletariado destruiu máquinas, estas apa­garam “toda a diferença no trabalho e reduziram em quase todo o lado o salário a um nível igualmente baixo” (id. pp. 31, 32). No 3º capítulo chegar-se-á a falar na “demonstração irrefutável dos efeitos mortíferos do maquinismo” (“e da divisão do trabalho”)196. Ora, hoje, passados 150 anos, parecem-me claras três coisas. a) Que a 2ª fase da revolução industrial e capitalista contrariou um ar­gumento decisivo do Manifes­to, segundo o qual “o operário mo­derno, em vez de se ele­var com o progresso da indústria, desce sempre mais baixo, abaixo mesmo das condições de vida da sua classe [...] é portanto manifesto que a burguesia é incapaz de pre­encher mais tempo o seu papel de classe dirigente e de impor à sociedade, como lei su­prema, as condições de existência da sua classe; ela já não pode reinar, porque é incapaz de assegurar a existência do seu escravo no quadro da sua escravatura, porque ela é obrigada a deixá-lo decair ao ponto de ter de o alimentar em vez de se fazer alimen­tar por ele” (id. p. 35); pelo contrário, uma franja considerável do mundo operário ‘emburguesou-se', esse início de desproletarização tendo prosseguido na 3ª fase pela tecnicização dos que trabalham com máquinas electrónicas. b) Que esta 3ª fase, sob a forma de flagelo que é o desemprego é certo, está pondo à luz o enorme benefício da máquina, uma das gran­des promessas do século XVIII: substi­tuir o esforço muscular e cerebral repeti­tivo dos humanos, liber­tar o tempo destes para actividades cultu­rais e lúdicas. c) Que o desen­volvimento in­for­mático e robótico e das actividades de ca­rácter comunicacional está dando ao enge­nheiro e, em geral, ao capaz de ‘performances’ rentáveis, um lu­gar pri­mordial, que se pode mesmo sobrepôr ao do capitalista, como su­gere a figura de um Bill Gates.
15. E chego ao meu quarto ponto sobre o 1º cap. do Mani­fes­to, a ver com a composição do seu conceito de revolução, bur­guesa ou proletária. Julgo – não pude dispor do tempo de trabalho semiótico necessário para maior certeza – que ele tem duas com­ponentes: a força e a razão, aquela afirmada nitidamente, já que necessária para tomar o poder e quebrar os laços que se lhe opõem, afirmada, por exemplo, como violência e brutalidade. Quanto à razão, tão exaltada nas filosofias de Kant e de Hegel, to­dos aqui estaremos de acordo em que o que fez a força histórica de Marx foi justa­mente a sua proposta da revolução – a transfor­mação duma situação social gritante de desigualdade, o luxo duns poucos à custa da miséria duma multidão – ser feita, não em ter­mos de moral ou de utopia, mas nos de uma reflexão racional so­bre o que possibili­tou essa mesma situação social e o que impedia essa transformação revolucionária. A razão faz parte assim, com a violência, do conceito marxista de revolução, mas no Manifesto, ela afirma-se discretamente, sem que a própria palavra apareça (não dei por ela na tra­dução clássica de Laura Marx): diz-se por exemplo no cálculo egoísta e no pa­gamento a pronto, por um lado, e, por outro, no negativo da frieza, da impiedade, da anti-senti­mentalidade, do carácter aberto e di­recto (ou seja, manifesto) da maneira da burguesia ter calcado aos pés as relações feudais (id. p. 25). Também na ne­cessidade já referida de “elementos de edu­cação” que vêem ao proletariado da burguesia197, a “inteligência teórica” dos ideólogos bur­gueses que passaram ao proletariado sendo a única menção ex­plícita no 1º capítulo, retomada aliás no início do 2º (id. pp. 37-38), o qual con­tém ainda uma breve dis­cussão dos “pontos de vista reli­giosos, filosóficos e ideológicos” do comunismo (onde a célebre proposi­ção “as ideias dominantes duma época nunca foram senão as ideias da classe dominante”), onde se fala “de ideias que revo­lu­cionam uma sociedade” (id. p. 44). Já que a máquina a vapor revolucionara a produção indus­trial, esta discreção em torno da razão – a ciên­cia nunca é men­cionada, o sábio enfileirando com o médico, o ju­rista, o padre e o poeta na lista das “actividades que passavam por veneráveis e consideradas com um santo respeito” (id. p. 25) – não é a desligar do que se disse em relação à máquina. Esta é com efeito simulta­neamente força (vapor, energia) e razão (invenção no contexto largo da física e da química), e pode-se pôr a hipótese de haver um jogo semântico em que o silenciamento da razão e do enge­nheiro (mais claramente burgueses) permita que a expressão “forças produti­vas” – a que a máquina pertence – possa, junta­mente com a união do proletariado, dar ‘força’ à violência revolu­cionária do proletariado. Quanto à razão, não creio ser injus­to, sa­bendo-se da história posterior, se disser que o Manifesto – que manifesta a ‘ver­dade’ histórica do partido comunista – consi­dera que esse partido já tem a ‘razão’ que basta para a revolução. O iní­cio do 2º cap. como que denega o que no termo ‘partido’ há de ‘dis­tinto’, ‘oposto a’, ‘parte’, ‘separado’, ‘particular’, para não reter senão o que há de ‘comum’ no termo ‘comunista’, ‘conjunto’ e ‘totalidade’ do movimento operário: o partido-comunista, com um traço de união que dá origem a como que uma só palavra em que a ‘parte’ se dissolve no ‘comum’, tem a razão das lutas proletárias. O que a história leninista posterior manifestou: “prati­camente, os comu­nistas são portanto a fracção mais resoluta dos partidos operários de todos os países, a fracção que arrasta todas as outras; teorica­mente, eles têm sobre o resto do proleta­riado a vantagem duma inteligência clara das condi­ções, da cami­nhada e dos fins gerais do movimento prole­tário” (id. p. 37). É o que con­suma, me parece, a unidade do título: tornar manifesta esta “reso­lução arrastadora” e esta “inteligência” clara do partido-co­mu­nista, a sua violência e a sua razão revolucionárias.

A abolição da propriedade privada
16. Vamos agora ao 2º capítulo, que tem uma composição muito diferente do primeiro: este manifestava uma lição de his­tória, de uma forma por as­sim dizer distan­te, da distância da ra­zão, dos argumentos, do pensamento filosófico e do seu vasto al­cance. Agora trata-se de polémica, da “posição dos comunistas” e da res­posta às ob­jecções que se lhes põem, a certa altura o texto adopta um “nós/vós” durante cerca de três páginas. O essencial desta “posição dos comunistas”, ponto fulcral do futuro mo­vimen­to marxista, é colocado de forma lapidar. “Os comunistas podem re­sumir a sua teoria nesta fórmula única: abolição da propriedade privada” (id. p. 38). Sem dúvida que se trata duma consequência do 1º capítulo, da tese da ultrapassagem das relações modernas de pro­dução ou regime de propriedade burguesa pelas forças produti­vas modernas; não obsta que só aqui é que ela é colocada e sus­tentada, e assumidamente como “posição dos comunistas”. Esta disjunção entre ‘teoria’ e ‘estratégia', entre a leitura do pas­sado e as questões do futuro, dá-lhe obviamente um estatuto de mais dis­cutível do que a lição de história do 1º capítulo, mais sus­ceptí­vel portanto, tal como as 10 medidas do final do mesmo capítulo, de submis­são à regra da historicidade. Assim o entende­ram os so­ciais-de­mocratas do Norte europeu, ao contrário da corrente le­ninista, porque as diferentes condições históricas assim o impu­se­ram a ambos, ainda que em guerra mútua.
17. Ora, podemos ver como Marx e Engels oscilaram nas suas previsões em torno desta futura bifurcação dos marxistas. a) O fi­nal do Manifesto põe as suas espe­ranças revolucionárias na Ale­ma­nha e no seu partido comunista, “porque a Alemanha se en­con­tra na véspera duma revolução burguesa, porque a cum­prirá em condições mais avançadas da civilização europeia e com um pro­le­tariado infinitamente mais de­senvolvido do que a Ingla­terra e a França nos séculos XVII e XVIII, e que por conse­quên­cia, a revo­lução burguesa alemã não poderia ser senão o prelúdio ime­diato duma revolução proletária” (id. p. 60, eu sublinho). b) No curto prefácio de 1872, é si­len­ciada a revolução (burguesa?) conduzida por Bismarck, man­tendo o Kaiser como im­perador e sem ter havido revolução prole­tária nenhuma, e é a recente Co­muna de Paris que é a nova referência de experiência histórica para o movi­mento prole­tário. c) Eles próprios observam no pre­fácio à edição russa de 1882, que o Manifesto é silencioso em re­lação à Rússia, quando “hoje, [o czar] é [...] o prisioneiro de guerra da revolu­ção, e a Rús­sia está na vanguarda do movimento revo­lucionário da Eu­ropa” (id. pp. 13-14), mas podemos verificar que este surpreendente desloca­mento das “condições mais avan­çadas da civilização europeia” para um país em que “a proprie­dade fundiária burguesa” está ainda “em via de formação”, ao confir­mar-se historicamente em 1917, é feito repetindo o esquema pro­posto pelo Mani­festo para a Alemanha, o duma revolução bur­guesa seguida de imediato pela revolução proletária. Neste sen­tido, e na confirma­ção da tese central da abolição da propriedade privada, é óbvio que Lenine é fiel ao Mani­festo. d) Em 1890, no Primeiro de Maio, no mesmo prefácio em que Engels cita o ante­rior de 1882, ele termina com a evocação da jornada desse dia: “no momento em que escrevo estas linhas, o proletariado da Eu­ropa e da Amé­rica passa a revista das suas forças, pela primeira vez mobilizadas num só exército, sob uma mesma bandeira e para um mesmo fim imediato: a fixação legal da jornada normal de 8 horas, procla­ma­da desde 1866 pelo Congresso da Internacional em Genebra [e portanto no tempo ainda de Marx], e de novo pelo congresso ope­rário de Paris de 1889”. E termina: “Pudesse Marx estar ao meu lado, para ver isto com os seus próprios olhos” (id., p. 18). É a corrente so­cial-democrata europeia que, apesar da “efemeridade” destas conquistas segundo o Manifesto (acima, § 13), se encontra caucio­nada, antes, é certo, da “revisão” da tese da abolição da proprie­dade privada. Embora se possa também en­tender que seja o carácter internacional do movimento que é aqui caucionado, algo que o Manifesto propõe firmemente desde o iní­cio, resposta do proleta­riado à internacionali­zação da burguesia e do mercado.
18. Ora, a questão da propriedade privada, avaliada se­gundo a regra da histo­ricidade, que tem em conta as circunstân­cias do movimento histórico, foi tendo solu­ções diferentes con­soante es­tas. Abolida pelo Estado nas revoluções leninistas, isto é, em paí­ses suficientemente atrasados do ponto de vista industrial e capi­talista para que essa medida se justificasse por causa da acelera­ção do próprio processo de industriali­zação, em que o Es­tado e o partido tive­ram um papel de liderança necessário (embora não suficiente, veja-se África)198. Houve também abolição da propriedade privada em certas cir­cunstâncias políticas – como a nacionalização das fábri­cas do fran­cês L. Renault, colaboracionista com os nazis, após a última guerra –, da mesma maneira que se­riam a ter em conta, para uma dis­cussão ca­bal da questão, as di­versas formu­la­ções jurídicas dessa propriedade (sociedades anó­nimas por ac­ções, por exemplo), a imposição de convenções colec­tivas de contratos de trabalho, o desenvolvimento recente das téc­ni­cas de gestão, etc., tudo modalizações mais ou menos ‘sociais’ da propriedade. Ora, ao nível mais geral das rela­ções entre as empresas privadas e o Estado, foi por a Inglaterra ter sido a pri­meira nação a industrializar-se – em condi­ções históricas particu­lares das suas aristocracia e burgue­sia, condi­ções essas que têm a ver também com o seu ca­rácter in­sular – que ela se tornou uma cam­peã da livre iniciativa, o Estado não tendo tido papel signifi­cativo até à grande depressão dos anos 1930 (igualmente nos Es­ta­dos Uni­dos); pelo contrário, o atraso dos países continentais, França, Bélgi­ca, Holanda, países escandinavos, todos de tradição oci­dental, obrigou os Estados desses países a tomarem iniciativas de liderança va­riadas, em relação por exem­plo à cons­trução de ca­minhos de ferro ou à criação de instituições de crédito esta­tais. Isto é, o papel maior ou menor do Estado teve a ver com os coefi­cientes de atraso no desenvolvimento. Ou ainda, a comparação do desenvolvimento industrial de dois grandes paí­ses atrasados com tradições comunitárias, o Japão e a União So­viética, po­deria mos­trar talvez como foi possível ao primeiro, im­portador de tecnolo­gia ocidental, chegar ao nível que se sabe jo­gando o jogo do mer­cado ao contrário do segundo, que todavia se içou ao primeiro lu­gar na exploração espacial, sem dúvida por se tratar, mesmo nos Estados Unidos, dum domínio estatal. Seja como fôr, o panorama con­tempo­râneo, e nomeadamente a implo­são dos países comunis­tas e a grande dificuldade em se de­senvol­verem aí dinâmicas empre­sariais, e ainda o relativo atraso elec­trónico dos seus enge­nheiros, parece não permitir hoje gran­des dúvidas sobre a neces­sidade, nesta como noutras questões, da re­gra não-dogmática da histori­cidade de que parti­mos. Porque jus­tamente há aqui um problema de fundo que a questão da pro­priedade privada masca­ra, e que tem a ver com a segunda lição do marxismo que me pa­rece de reter. Será o meu último ponto, peço desculpa por não ter conse­guido ser mais breve.

Economia e sociedade (sobre a proposição mais célebre do Manifesto: “a história de qualquer sociedade até aos nossos dias não foi senão a história de lutas de classes”)
20. Que dizer sobre esta afirmação fundamental? A maior reticência, 150 anos após, seria sobre o uso da noção de ‘classes sociais’ e sobre a sua universalidade histórica: é um conceito onde – fora do seu alcance na definição do conceito económico de modo de produção, e nesta proposição obviamente que vai muito além – se amalgamam coi­sas importantes que as posteriores ciências das socie­dades têm procurado com­preender: basta dar o exemplo das estruturas de parentesco, cuja teorização por Lévi-Strauss há 50 anos me pa­rece ser, após a teoriza­ção de Marx, o nú­cleo mais sólido das ciências das sociedades europeias. Ora, é esse amálgama que ex­plica, creio, a dificulda­de que já no Manifesto se percebe e que o marxismo poste­rior sempre teve, em entender o fenómeno das nacionalidades, que continua crucial ainda hoje. Mas julgo que se pode dizer, em abono do Manifesto, que a escrava­tura, quer anti­ga quer moderna, e o proletariado do sé­culo XIX são provavel­mente as classes domina­das mais clara­mente demarcadas em toda a história. A grande diferença é que a primeira é fruto claro da força da guerra, das sociedades monár­quicas ou de conquista, enquanto que a segun­da, o Manifesto o diz, é fruto da própria re­volução industrial, da força mas sobre­tudo da razão, como a his­tória poste­rior mostrou.
21. Esta ressalva fundamental não anula no entanto a ver­dade da proposição, que poderá ser estendida até às sociedades primitivas sem classes sociais199 e que eu reformu­laria assim: “a história de qualquer sociedade até aos nossos dias foi sobretudo história de guerras”, em que matizei o ‘não... senão’ em ‘sobretu­do’ para ter em conta o enorme leque dos estudos actuais dos historiadores. E julgo que se poderá es­tender ainda mais o seu al­cance, já que os humanos não inventa­ram a guerra, encontraram-na já como um fenómeno da vida. Se se tem em conta que o nú­mero de molécu­las de car­bono, essencial a todas as moléculas de que os vivos são compostos, é constante na biosfera e na atmosfe­ra, percebe-se que há um ciclo assim da transformação sucessiva do carbono: o carbono do CO2 da atmosfera é transformado pela fotos­síntese na glico­se das plantas, os herbívoros alimentam-se destas para te­rem carbono nas suas células e por sua vez servem de alimento à células dos carnívoros, donde resulta uma lei ina­creditável da vida, por assim dizer o seu b-a-ba: os animais têm que se comer uns aos outros como condição mesma de serem vivos e de continua­rem vivos. A grande lei da vida é a lei da selva. Ora, ela é eviden­temente inconciliável com a lei de re­produção de cada vivo, do ponto de vista deste, as espécies ani­mais tendo mil astúcias para lhe es­caparem enquanto vítimas e mil e uma para lhe obedece­rem enquanto predadoras. Isto é, a lei da selva co­manda inclusi­vamente as anatomias de predação e fuga de cada es­pécie, mas por outro lado, cada um dos animais, o nome o diz, é o que dá animação à selva, é a fonte energética dela, se se pode dizer, já que sem animais não há selva.
22. Seria um jogo análogo entre duas leis impossíveis (sigo aqui na esteira do filósofo francês J. Derrida) que eu quereria – ou­sarei dizer ‘substituir'? – contrapor à proposição da luta de classes do Manifesto. Entre a repartição das mais-valias da pro­dução en­tre capital e trabalho, entre lucros e salários, há inevita­velmente conflito: não há com efeito nenhum critério intrínseco rigo­roso, aritmético, económico ou outro, que decida dessa repartição, a qual é es­truturalmente aleatória e só pode ser decidida por uma luta, luta de classes aqui sem dúvida, cada qual querendo ob­ter o má­ximo possível, achando sempre que a outra parte tem de mais, todo o capitalista quer maximizar os lu­cros, todo o assalariado tem sempre mais desejos de comprar, de viajar, etc., o pró­prio sistema o incita a isso permanentemente. As modernas conven­ções colectivas, consegui­das em se­quência das lutas sindi­cais du­rante a 2ª etapa da revo­lução in­dustrial e capi­talista, são uma maneira política e demo­crática de regular essa re­partição. En­quanto que a abolição da pro­priedade privada le­ninis­ta decidiu duma vez, dogmatica­mente: crendo fazê-lo em nome da socie­da­de, fê-lo em nome do Estado. Isto é, a deci­são não respon­deu, nem podia, ao argumento do Manifesto contra o capi­tal – este é “um pro­duto colectivo, [que releva] da activida­de em comum de mui­tos indiví­duos e mesmo, em última análise de toda a socieda­de” (p. 39) –, não decidiu entre capitalistas e proletários, mas entre capitalismo privado e capi­ta­lismo de Estado. Porque a nacio­nali­zação não faz desaparecer o capital, o Esta­do terá que o acumular, ter lucros e in­vestir, etc. No entanto, na Europa ociden­tal, a cor­rente do marxismo reformista (e pouco importa aqui que se re­clamassem ainda ou já não de Marx) não se contentou apenas com a questão dos salários: preocupou-se também com a da assistên­cia na doença, com as fé­rias e re­forma, com as condições de tra­ba­lho, de higiene e de se­gu­rança, com as condições de habitação, etc. Ou seja, preocupou-se em obstar à maneira como o desen­volvi­mento do capitalismo ameaçava dissolver a sociedade que lhe dava, como diz o Manifesto, todas as condições para ele se de­sen­volver, mas sem pôr em questão a própria dinâmica desse capita­lismo, sem anular a lei de autonomia de qual­quer empresa pro­dutiva, aquilo que é justamente o que dá ânimo, dinamismo à so­cie­dade e que implica sempre um duplo risco: técnico, relativo ao engenhei­ro (às “forças produ­tivas”), e do capital, relativo ao eco­nomista (às “relações de produ­ção”). Esta lei de autonomia dinamizadora não permite dissociar nem opôr estas duas relações, não há máquina sem capi­tal nem capital sem máquina. É neces­sário que a qualidade dada pelo en­genheiro e o preço cal­cu­lado pelo economista assegurem que o aleatório es­sencial do mer­cado corresponderá ao investi­mento do capital, in­cluindo os salá­rios. A dinâmica estrutural da empresa de­pende desse risco. Por outro lado, a so­ciedade é o te­cido de to­das as em­presas (e de ou­tras institui­ções) e famílias, cuja dinâmi­ca de re­produção é feita do conjunto de to­das as di­versas dinâmi­cas de cada uma dessas uni­dades so­ciais, com as suas concor­rên­cias e complemen­tarida­des também. As respecti­vas autonomias são um factor de­ci­sivo da re­pro­dução conseguida do conjunto, mas esta só se faz se as energias de cada empresa estiverem di­namizadas. Esta correlação estrutural entre as duas leis, será legí­vel na palavra ‘privada’ na expressão ‘propriedade privada’: esta só é ‘própria’ de al­guém porque foi ‘privada’ do ‘comum social’, porque este sofreu uma ‘privação’. É o que ignora a concepção romana de propriedade que herdámos, que se excede do uso ao abuso.
23. Há pois um conflito ir­redutível entre duas leis. Por um lado, a lei de auto­nomia de cada empresa, que a pode tornar ‘ce­ga’ e agressiva da sociedade de que é parte privada: quer ao ní­vel do en­genheiro (poluição no am­bien­te em seu redor, menor quali­dade dos produtos, horários e ritmos de trabalho acelerados de ma­is, etc.), quer ao ní­vel do economista (salários baixos e lucros eleva­dos, fuga aos impos­tos e à segurança social, desemprego sem partilha do tempo de traba­lho, etc.); quer ainda a um nível acima dos dois – questão que presumo particular­mente grave e sem so­lução à vista: os discursos públicos (e não só publicitários) dos meios de comunicação social que de­pendem da clientela das au­diências, cuja persuasão aliciante pode ser social­mente per­versa, na medida em que incitam indefinidamente a criação de desejos numa população jovem sem meios para os sa­tisfazer e é assim empurrada, quer para o crime, quer para a droga. Por outro lado, a lei da repro­dução da sociedade enquanto conjunto, que forne­ce a qualquer empresa máqui­nas, energia, matérias primas, en­ge­nhei­ros, técnicos e outros trabalhadores, o respecti­vo saber esco­lar ganho pela ra­zão histórica humana e até o pró­prio capi­tal acumu­lado antes, tudo aquilo que se tornou ‘próprio’ do capitalista por ‘privação’ do comum social. Uma empresa capitalista só funciona apro­priando-se do que a so­ciedade ‘reproduz’ e devolvendo-lhe em seguida os seus produ­tos para que ela lhos compre. Concorrência e conflito são essenciais (mesmo nas so­ciedades planificadas), não apenas entre as empre­sas, mas entre cada uma delas e o conjunto da so­ciedade. Mas nos dois sentidos, porque se as empresas não são dinâmi­cas, e para isso têm que ser autóno­mas, a sociedade tam­bém não é dinâmica, envelhe­ce, como terá porventura suce­dido às sociedades leninistas.
24. Este conflito re­flecte-se num conflito entre disciplinas: a econo­mia, des­medida­mente desenvolvida, não deve ser senão uma disciplina social autónoma (como a linguística ou as ciências jurí­dico-políticas) adentro da sociologia como ciência das socieda­des, mas esta pare­ce incapaz da avaliação crítica do discurso eco­nó­mico (para o que aliás terá contribuído a tese marxista da de­terminação em última instância das es­truturas so­ciais pelas eco­nómicas).

Uma nova Internacional (Derrida)
25. Eis hoje o nosso dilema: o sistema financeiro actual das grandes empresas económicas, pros­seguindo os seus lucros de forma especulativa (ao espelho dos capitais e lucros, não vendo nada para fora disso), ameaçam as sociedades de muito varia­das formas, e estas apresentam-se com os seus Estados na­cionais extremamente fragilizados. O movimento operário refor­mista eu­ropeu aprendeu, durante a segunda fase da revolução industrial e capitalista, a regular os conflitos e a defender a sociedade sem destruir a sua dinâmica, para isso dispôs de pensadores também. Nesta 3ª fase, em que as comunicações electrónicas aceleram ter­rivelmente os ritmos, está a desenvolver-se – em nome do cha­mado “pensa­mento único”, o que, tal como o “partido único” de antanho (uma ‘parte’ não pode ser única), é um conceito contradi­tório, não é pensa­mento, já que este não existiu nunca, na longa histó­ria das civili­zações, senão quando foi plural e polémico – está a de­senvolver-se um neo-liberalismo que pro­cura abater todas as defesas das sociedades contra a lógica estrita do mercado, defesas essas que são o que o regulam e o tornam socialmente viá­vel; sem elas, ele torna-se insocial, capaz de destruir a sociedade que o supor­ta (a crise devastadora que esta especulação abriu 10 anos depois). A cha­mada globalização do mercado, que o Manifesto pensou já como internacio­nal, implica a instauração de mecanismos mun­diais de regulação articulando-se aos estatais e nacionais, implica como tarefa prioritária a instauração do que Derrida cha­mou uma nova Internacional: “uma transfor­mação profunda, projectada sobre uma longa duração, do direito inter­nacional, dos seus con­ceitos e do seu campo de inter­venção; da mesma maneira que o conceito dos direitos humanos se deter­minou lenta­mente no curso dos séculos através de muitos sismos sócio-políticos (trate-se do direi­to ao trabalho ou de direitos eco­nómicos, dos direitos da mulher ou da criança, etc.), também o di­reito internacional deve­rá espalhar e diversificar o seu campo até incluir nele, pelo menos se ele deve ser consequente com a ideia de democracia e dos direitos humanos que proclama, o campo económico e social mundial, para além da soberania dos Estados [...]. Uma “nova internacional” procura-se através destas crises do direito internacional, ela denuncia já os limites dum discurso sobre os direitos humanos que permanecesse inadequado, por vezes hipócrita, em qualquer caso formal e inconsequente consigo mesmo enquanto a lei do mercado, a “dívida exterior”, a desigualdade do desenvolvimento tecno-científico, militar e económico mantiverem uma desigualdade efectiva tão monstruosa como a que prevalece hoje, mais do que nunca, na história da humanidade. Porque tem que se gritar, no momento em que alguns ousam neo-evangelizar em nome do ideal duma democracia liberal que teria enfim chegado a si mesma como o ideal da história humana: nunca a violência, a desigualdade, a exclusão, a fome e portanto a opressão económica afectaram tantos seres humanos, na história da terra e da humanidade200.
26. Por­que preci­sa­mos de reaprender a pensar, a partir de Marx e contra Leni­ne, mas tendo em conta muitos outros pensa­dores também, estamos aqui a avaliar a herança desses nossos Antepas­sados. A história ensina-nos que as tarefas que relevam da justiça social nunca ficaram garantidas para sempre, como o Manifesto presumiu indevidamente: quero crer que há tare­fas a recomeçar para cada nova geração.


192 Comunicação ao Colóquio realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a 12-13 de Novembro de 1998, 150 Anos do Manifesto do Partido Comunista. O Manifes­to e o seu Tempo, Colibri, 2000, pp. 89-106.
193 K. Marx et F. Engels, Manifeste du Parti Communiste, trad. de Laura Lafargue, Éditions Sociales, 1962, Paris, p. 9-10
194 J.-L. Nancy (e J.-C. Bailly), La comparution (politique à venir), Christian Bourgois, 1991, pp.70-75.
195 Manifesto, ed. cit., respectivamente pp. 21-28 e 29-35.
196 A saber: “a concentração dos capitais e da propriedade fundiária, a so­breprodução, as crises, a fatal decadência dos pequenos burgueses e dos camponeses, a miséria do proletariado, a gritante desproporção na distri­buição das riquezas, a guerra de exterminação industrial das nações entre elas, a dissolução dos antigos costumes, das antigas relações familiares, das antigas nacionalidades” (idem, p. 50).
197 Aliás, apenas a última das dez me­didas apli­cáveis com a revolução se refere à “educação pública e gra­tuita de todas as crianças” e à “combinação da educação com a produ­ção material” (id. p. 46).
198 A minha ideia é que terá sido o fim dessa necessidade de re­cuperação, juntamente com as novas indústrias electrónicas de comunicação social, que provocou, talvez com atraso, a implosão im­pressionante do mundo leninista. Na China, parece que a manutenção da estrutura burocrática e centralizada do Partido não relevará do ‘comunismo’, mas da tradição chinesa de mais de 2 milénios de império burocrático e centralizado.
199 Segundo o antropólogo P. Clastres, “Arqueologia da violência: a guerra nas sociedades primitivas”, in Clastres, Gauchet, Adler, Lizot, Guerra, religião, poder, Ed. 70, 1980.
200 J. Derrida, Spectres de Marx, Galilée, 1993, p.140-1 (eu sublinho).

Sem comentários: