quinta-feira, 3 de julho de 2014

Brevíssima reflexão sobre as quatro grandes leis do universo


Brevíssima reflexão sobre as quatro grandes leis do universo segundo a fenomenologia que rege estes blogues

1. Assim como a lei da selva supõe a invenção da vida, das células e dos organismos em suas espécies e o ciclo biológico do carbono, também a lei da guerra supõe que as sociedades se constituem por alianças entre unidades sociais de origem biológica, isto é supõe a invenção do parentesco alem da biologia: aliança e rivalidade, aliança e guerra. O canibalismo seria o que fazia coincidir a lei da selva com a da guerra, quiçá anterior à invenção do fogo e da culinária, dos utensílios e das palavras e frases.
2. Quanto à outra grande lei das cenas humanas, a lei da verdade tribal terá um pressuposto como a da selva e a da guerra? Julgo que, pelo contrário, é a lei da verdade tribal, que implica com a sua aprendizagem precoce e o seu papel na aprendizagem dos outros usos sociais o entendimento prévio quer dentro de cada unidade social quer entre elas, que assim ela faz parte da possibilidade das alianças do parentesco: é preciso conhecer a língua para se fazer parte da tribo. A língua é parte dos paradigmas e por isso joga adentro deles, como ‘receitas’ em suas regras, sendo a lei da guerra que justifica as rivalidades de linguagem sob forma de mentiras e difamações; com efeito, estas só são possíveis por verosimilhança, se parecerem verdades. Enquanto que a lei da guerra tanto pode ser ‘surda’ como ‘descarada’, a mentira desmascarada deixa de o ser e é repudiada (ainda é o argumento de Platão no início da República contra a poesia).
3. E a lei da gravidade, o que é que ela supõe? Segundo a física clássica, supõe átomos e moléculas que formam graves (sólidos, líquidos e gasosos); mas que a Lua não a tenha, parece indicar que ela é uma lei dos astros e que será precisa uma certa dimensão para existir. Os físicos que citam Newton falam de "atracção dos corpos celestes". Portanto a lei da gravidade supõe a existência de estrelas ou outros astros. Os físicos de hoje andam à procura dum gravitão, duma força de gravidade de partículas: parece-me bem estranho que eles não se dêem conta de que a Lua não tem gravidade, portanto ainda menos as partículas, nem sequer os graves da Terra, contra a maneira como, estudante liceal, julguei compreender a lei de Newton segundo a qual dois corpos quaisquer se atraem segundo a proporção das suas massas e o inverso do quadrado das distâncias, como se fosse uma lei geral. Fui eu que me enganei ? A questão é de saber como é que as poeiras que sucederam ao big Bang se explicam, como é que as estrelas ganharam força da gravidade? Não sei física que chegue para ir mais longe, mas creio que há aqui um paradoxo valente.

Sem comentários: